segunda-feira, 11 de março de 2013

USO DE DROGAS

Mais uma pessoa morre pelo uso de drogas. Desta vez foi um famoso, uma figura da mídia. Muitos fizeram críticas estúpidas, outros demonstraram seus preconceitos. Outros preferiram tocar no assunto da dependência química e da necessidade de locais para tratamento. O Brasil inteiro falou apenas sobre isto.
Assim como muitos outros ainda virão a morrer, outros serão presos e há os que penarão em clínicas, pelo uso de drogas. Apenas da morte não há saída, em meu círculo social conheço pessoas que passaram pelo sistema carcerário e ainda os que passaram por clínicas e/ou instituições de recuperação de dependentes químicos, para hoje se manterem limpos, a qualquer custo, vivendo a vida de verdade e encarando seus altos e baixos.
Refletindo sobre o uso de drogas, cheguei à conclusão de que hoje eu não tenho mais coragem, nenhuma coragem, de me permitir recair. Minha lua-de-mel com o crack e com a cocaína foi muito curta, apesar de prazerosa. Às vezes ainda me pego lembrando da adrenalina de comprar a substância, de caminhar pelas ruas com ela apertada na mão, de tremer um pouco ao colocar a chave no buraco da fechadura.. .. Eu hoje costumo substituir estes tipos de pensamentos pelas lembranças de como eu havia perdido completamente o controle da minha vida, da miséria que vivi durante minha drogadição ativa, do verme que havia me tornado.. E me concentro, até a exaustão se necessário, no que tenho hoje, de como sou feliz com essa vida maravilhosa que Deus me oportuniza viver, nos laços que pude reconstruir, nos que construí, enfim. Eu realmente amo esta vida limpa.
Antes da Oração da Serenidade faço um instante de silêncio. Eu imagino este instante de silêncio ultrapassando qualquer barreira e indo em direção daqueles que ainda sofrem pelo uso de drogas. Seja num barraco duma vila ou num apartamento luxuoso, onde for que haja alguém se drogando e sofrendo com isso, se drogando contra a própria vontade, sinto este instante tocar seu coração, na esperança de que ele não morra antes de ter a chance de conhecer a recuperação e a vida limpa.
Bons momentos a todos, só por hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário