quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Matéria Diário Popular 16/jun/2010

Matéria publicada na pg. 03 do jornal Diário Popular de Pelotas/RS - 16/jun/2010
circulação estadual
matéria na íntegra

"O EXEMPLO DE QUEM DEU A VOLTA POR CIMA

Agora, Andrea Maria Rodrigues, 28, não tem mais receio nem vergonha de mostrar a cara e divulgar a identidade. Foram nove meses de internação na comunidade terapêutica localizada no município de Montenegro. Voltou para Pelotas em janeiro, início do ano e começo de uma nova vida. A história com o crack ficou no passado e nas lembranças que servem como incentivo para seguir adiante.
O contato com a droga começou após o fim do casamento de seis anos. 'Fui trocada por uma menina de 13 anos', lembra. Bebeu para esquecer. No início cerveja, depois uísque e para finalizar o experimento de drogas, vício em crack e influência no tráfico. Um ano e quatro meses afundada em um mundo à parte.
Irreconhecível, raspou o cabelo para não ser identificada por grupos de traficantes opostos ao seu. Foi ameaçada, quase degolada, viu corpos de colegas estendidos no chão e, em uma das ações, chegou a ser presa. 'Só saí quando resolvi procurar minha família e pedir ajuda. Tenho certeza que se tivesse continuado, hoje já não estaria aqui', diz.
Depois de 52 dias de desintoxicação no Hospital Espírita, Andrea seguiu para a comunidade terapêutica. Durante o tempo de internação recebeu um tratamento baseado na disciplina, espiritualidade e tarefas de uma rotina de trabalho. Hoje, vibra com os mais de 360 dias sem drogas e a possibilidade de servir de exemplo para as mulheres que ainda não encontraram ajuda.
Para quem não pode pagar. a dica é se engajar em grupos de ajuda e acreditar que a vida pode voltar a valer a pena. 'Existem muitas associações de apoio e troca de experiências, tanto para a família como para os usuários. Eles servem como uma luz para quem estava perdida como eu.' "

4 comentários:

  1. Parabéns Andrea!!! Escrever é revelar-se...e para nós esconder o que há de mais bonito é uma condenação!!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. parabens pelo teu esforco!coragen e tudo e isso vc tem .pode contar comigo deia me orgulho de ter vc como amiga

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É isso ai, minha amiga/irmã do coração!! O seu exemplo deve ser usado como inspiração para tantas pessoas que ainda vivem como zumbis pela vida no submundo das drogas! Você mostra que a vida vale a pena! Viver e lutar pela vida sobriamente vale a pena! Eu sou co-dependente há mais de 5 anos e conheço de perto esse mundo de dor que ninguém merece viver... Meu companheiro está limpo há quase 5 meses, SPH, depois de vários anos na ativa e depois de várias internações, voluntárias e involuntárias! Conheci o fundo do poço ao lado dele, pensei em desistir muitas vezes... mas o amor me manteve junto dele! Hoje eu me considero uma co-dependente em recuperação! SPH vale a pena ser feliz! Parabéns, mana querida! Força, fé e serenidade a você! Beijos no seu coração!

    ResponderExcluir